top of page
TESTEMUNHOS

Sónia Garrido, Engenheira, acreditava que a religião era uma farsa; a sua formação e ambiente eram sem Deus. Uma experiência mística leva-a à conversão à Igreja Católica. Receberá os Sacramentos da Iniciação cristã na próxima Páscoa, juntamente com as filhas e celebrará o seu matrimónio.

 

Fonte: Religión en Libertad

02 de março de 2021

Tradução: Alfredo Juvandes

 

Conversão ao catolicismo

 

Sónia Garrido, engenheira civil, mãe de três filhas . Na Páscoa, receberá quatro sacramentos: Baptismo, Eucaristia, Confirmação e Casamento Sacramental. O seu parceiro também será confirmado e se tornará seu marido diante de Deus . E então, juntos como um casal, eles baptizarão as suas três filhas.

O que levou Sónia e sua família a essa decisão? Não superaram traumas ou sofrimentos , pois ela explica que a sua situação de saúde, trabalho e família eram perfeitas. Foi um ato de gratuidade de Deus, uma experiência espiritual de surpresa.

 

Uma família longe de Deus

“Nunca tive um relacionamento com a fé cristã, Meus pais não eram crentes. Cresci com a convicção de que Deus era uma invenção humana criada para superar os medos. Por isso preparei-me para suportar todas as minhas dificuldades e aprendi a ser feliz por mim mesma”, explica Sónia.


"Durante a escola, não frequentei a aula de religião, mas sim de ética e nunca ouvi falar da Igreja ou de Deus de forma positiva em casa."

Seus pais matricularam-na numa faculdade religiosa, quando adolescente, por motivos académicos. Lá, porém, “ não aprendi a mensagem cristã, antes lembro que aprendemos sobre diferentes religiões e também sobre Jesus, que considerava um personagem incrível, mas nunca como Deus”.

 

Dicas de "outra coisa"

Sónia tinha uma sensibilidade espiritual que agora começa a reconhecer como toques de Deus. “Olhando para trás, acho que Deus veio procurar-me muitas vezes. Quando eu ia para o campo, às vezes em silêncio, ficava imóvel e de alguma forma transcendia, mas nunca relacionei com Deus, porque para mim não era uma opção. Também no voluntariado que tenho realizado ao longo da minha vida. Agora vejo Deus pelo amor que senti ajudando os outros ”.

 

Deus invadiu-a de surpresa

A vida de Sónia deu uma volta completa em 2020, o ano da pandemia. E ela não tomou a iniciativa, pelo contrário, apanhou-a desprevenida.

“Foi uma noite do verão de 2020 em que senti a presença de Deus de uma forma totalmente avassaladora, como se acontecesse fora do tempo . Apanhou-me de forma totalmente inesperada, não estava dentro dos meus planos . Era madrugada e sem perceber abri meu coração e então um amor tão intenso me invadiu que não tenho palavras para descrevê-lo. Só posso dizer que senti um amor tão grande que pensei que ia morrer . Depois disso, uma paz e uma calma que eu não sabia me invadiu ”, descreve com precisão e detalhe.

“Eu, que me considerava uma pessoa plenamente feliz, com uma família perfeita, saúde e trabalho, percebi que pela primeira vez na minha vida senti uma felicidade como nunca havia conhecido. Desde aquele dia sinto a presença de Deus, e me considero muito sortuda com este presente, porque senão teria perdido a melhor coisa da vida. Se não fosse por este acontecimento, a minha mente racional e o meu orgulho nunca me teriam deixado ver Deus", considera ela.

 

Tudo mudou repentinamente

Depois dessa experiência, ressalta, “todo o meu mundo mudou. Passei a ver-me diferente, passei a ver os meus pecados, que até então não eram assim. Passei a ver as minhas imperfeições, os meus defeitos, mas tudo a partir do amor, da transformação ao encontro com o Senhor. O meu olhar clareou também no que diz respeito aos outros, vendo-os a partir do amor e não dos preconceitos que sempre me vieram à mente ao encontrar pessoas diferentes ”.

“Também ao ler o Evangelho, a minha mente se transformou . Realmente as palavras eram para mim e tinham um significado autêntico. Aprendi o Pai Nosso e a Avé Maria e experimentei um efeito de cura ao recitá-los. Comecei a falar com o Senhor, pela primeira vez na minha vida , e pude ver como ele me ouviu e me deu sinais cada vez que eu o questionei. "

Outro efeito dessa mudança radical foi um grande desejo de saber mais sobre Deus. “Desde o momento que conheci o Senhor, fiquei ansiosa para saber mais sobre Ele . Eu, que não sabia praticamente nada sobre o Cristianismo, comecei a treinar. Não conseguia parar de pensar no Senhor o dia todo e não tinha outro tópico de outra conversa além dessa. "

 

Uma família em marcha com Deus

Sónia teve uma grande ajuda na sua aproximação à Igreja: a sua mãe, que se tinha convertido dez anos antes . Foi ela quem a incentivou a ir à missa, à paróquia.

“A sua conversão significou muitas lutas e discussões durante anos. Mas depois do meu encontro com o Senhor, foi um presente ela estar ali”, explica Sónia, perplexa e feliz.

Além disso, o seu parceiro tinha o seu próprio caminho para Deus e ela nem tinha notado.

“Sem eu saber, ele já se tinha encontrado com Deus antes. Com o seu comportamento cristão ele tem-me guiado ao longo destes anos em que não tive a ajuda de Deus. E agora ele acompanha-me na minha aproximação com a Igreja e também sentiu o chamamento do Senhor de forma mais intensa. Ele também passou por uma transformação radical e as orações conjugais à noite são o momento mais restaurador do dia ”, explica.

 

Missa, oração, comunidade ... tudo é novo!

“Tanto eu, como meu marido e meus três filhos começámos a ir à missa e fomos recebidos por D. Leopoldo, o pároco da nossa paróquia de Nossa Senhora da Esperança. Senti-me indigna de estar ali depois de tantos anos rejeitando e criticando tanto Deus como também a Igreja e, no entanto, fomos totalmente acolhidos e acompanhados tanto pelos sacerdotes como pela comunidade cristã».

Por outro lado, Sónia disponibilizou-se a "oito meses de formação intensiva, em que dediquei praticamente todo o meu tempo a formar-me estudando o Catecismo da Igreja Católica, ouvindo a Rádio Maria, lendo livros de espiritualidade e vivenciando o testemunho de outros cristãos. Comecei do zero, então até tive que aprender a orar. "

Por outro lado, o acolhimento da paróquia e de um grupo do Projecto Amor Conjugal, junto com o "exemplo desses cristãos autênticos", e o apoio dos seus catequistas, ensinaram a Sónia e à sua família a importância da comunidade para os cristãos.

 

Amizades sem fé: "eles não entendem"

Sónia detalha que é difícil para ela explicar o que aconteceu com ela como gostaria. “No começo eu não conseguia contar a ninguém porque nem eu conseguia acreditar no que tinha acontecido comigo. Quando o Espírito Santo me invadiu dia após dia , senti a necessidade de contar a todos o que me fazia tão feliz Na verdade, meu desejo era que todos pudessem sentir o mesmo."

Os seus conhecidos, distantes da fé, notaram algo. "Alguns disseram-me que me viam estranha, como mais feliz sem que me desse conta. Mas o meu ambiente é totalmente afastado da Igreja e com uma grande percentagem de ateus. Por isso é difícil para eles entenderem o que aconteceu comigo."

Alguns até reagiram com alguma hostilidade. “Já passei por várias situações incómodas que me fizeram sofrer, a partir das quais decidi ir aos poucos e contá-las uma a uma, evitando grupos que possam criar situações de ataque conjunto contra mim. Mesmo dentro da família, não tive uma recepção muito boa e não contei a quase ninguém. Sei que muitos não conhecem a mensagem de Jesus e, portanto, não podem compreender-me. Eu mesma estava nessa situação há um ano!”, explica ela, com o entendimento de quem conhece a outra margem.

"Alguns dizem-me que podem entender que eu acredite em Deus, mas que a Igreja é outra questão. Como baptizar minhas filhas, que elas vêem isso como uma perda de liberdade de escolha, ou mudar de escola para receber uma formação cristã que também não conseguem entender. Por sorte as minhas duas meninas mais velhas, de 3 e 5 anos, já conseguem expressar que também querem se aproximar de Jesus.”

"Mesmo assim, também tenho amigos e familiares que apreciaram o meu testemunho e serviu para reafirmar ou iniciar a sua fé. Dentro da comunidade cristã da qual agora faço parte, isso tem sido uma fonte de alegria."

 

Alegria na Páscoa com os sacramentos

Eles olham para a Páscoa com grande alegria. “Ainda não consigo acreditar que o baptismo vai encher-me do Espírito Santo e supor o perdão de todos os meus pecados anteriores. Terei então a graça de Deus para me ajudar na mudança de vida que realizámos. Eu sinto-me verdadeiramente com sorte de poder ter, depois de tantos anos, Jesus comigo e impressiona-me que, quando receber a comunhão, Jesus estará em mim e eu nele. Vejo algo grande demais para merecer”.

Eles também sabem que isso mudará a sua vida como casal e família. “ No que diz respeito ao casamento, sinto-me feliz por poder unir-me ao Senhor. Sei como o sermos nós três nos ajuda, porque já o vivemos nesses momentos de oração conjugal”.

E o baptismo das meninas, diz, “significa dar-lhes o maior dom, a coisa mais importante da vida, a graça de Deus para ajudá-las e que a partir daí pertencem a Jesus e se tornam parte da grande família da Igreja . Eu sinto-me como uma mãe mais calma."

Sónia não conseguia imaginar há um ano o que está pensando e dizendo hoje. Encontrou Deus recentemente e já sabe o que é sentir incompreensão e hostilidade por causa disso.

Por isso, quer deixar uma mensagem para “agradecer a todos os cristãos que seguem Jesus silenciosamente e que são exemplos de santidade na Igreja. Lamento não os ter podido ver e que o seu único testemunho me serviu de conversão. Os meus preconceitos impediram-me de ver a realidade, embora agora os reconheça ao longo da minha vida. Muito obrigado a todos eles pelo que fazem pelos outros."

 

Traduzido de Religión en Libertad por Pe. Alfredo Juvandes

                  

900_24021170960989.jpg

Baptismo e Crisma  de Adultos

BAPTISMOS

CASAMENTOS

CONTACTOS

Largo da Igreja

Telf. 219501026

Mail: igrejaalhandra@gmail.com

Correspondência:

Rua Almirante Schultz, nº 2

2600-495 Alhandra

 

CARTÓRIO

2ª - Encerrado

3ª - 10h30-12h00/15h00-17h30

4ª - 10h30-12h00/15h00-17h30

5ª - 10h30-12h00/15h00-17h30 

6ª - 10h30-12h00/15h00-17h30

Sábados e Domingos, feriados e Dias Santos - Encerrado

Atendimento do Pároco:

5ª 16h30-17h30

6ª das 15h00 às 17h30

LINK

Paróquias

Alhandra e S. João dos Montes

bottom of page