Peregrinação das crianças a Fátima
No passado dia 10 de Junho, domingo, cerca de 30 crianças da nossa catequese, acompanhadas de catequistas e alguns familiares e amigos, participaram na Peregrinação Nacional de crianças a Fátima.
O tema da Peregrinação recorda as palavras do Papa Francisco, o ano passado, em Fátima: “Temos Mãe! Obrigado Jesus”.
Ao longo do mês de Maio, as crianças prepararam esta Peregrinação, elaborando postais para a Mãe, ao mesmo tempo que iam descobrindo como a Mãe de Jesus é também a nossa Mãe que nos protege e cuida de nós. Estes postais foram colocados num marco do correio, no Santuário.
Ao chegar a Fátima assistimos, na Basílica da Santíssima Trindade, a uma encenação que partia da história de uma criança que procurava um postal para a sua mãe e que no diálogo com os colegas descobre que afinal tem duas Mães, a da terra e a do Céu, ao mesmo tempo que iam sendo recordados os episódios da Anunciação, da Cruz, em que Jesus nos entrega a Sua Mãe e das Aparições de Fátima, todos eles mensagens de Deus.
Participámos, depois, na Celebração da Eucaristia, presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga. E também aí muito se falou de mensagens e nas várias partes da Eucaristia a figura do carteiro trazendo mensagens ao altar, nomeadamente as leituras do dia, foi uma presença constante.
No final da Eucaristia, todas as crianças receberam de presente um oratório com as imagens de Nossa Senhora de Fátima e dos Pastorinhos Jacinta e Francisco.
Após a Eucaristia, dirigimo-nos para a Pia do Urso, onde almoçámos e passámos a tarde.
Ah, esquecia-me de referir: choveu, e por vezes muito, durante todo o dia! Mas descobri que isso não foi importante, apesar da preocupação que todos sentimos pelas nossas crianças. “Nem a chuva nem o frio afastaram os que quiseram participar”, como referiu o presidente da Celebração e mais tarde o senhor Cardeal António Marto e como se via pelo “toldo” de chapéus de chuva que cobria o recinto, não deixando a descoberto nenhuma clareira. Esquecia-me, apesar de na Pia do Urso nos vermos obrigados a almoçar e passar a maior parte do tempo debaixo de um telheiro que parecia esperar por nós, mesmo à nossa medida.
E porque é que me esquecia de referir tão importante pormenor? É que afinal não foi assim tão importante, o essencial esteve lá, a Mãe que íamos visitar esteve sempre connosco. Como dizia o senhor D. Nuno, temos “um lugar especial no Coração de Nossa Senhora”! E, por isso, apesar do mau tempo, foi um grupo de pessoas sorridentes que tirou a “foto de família”, à chegada a Alhandra, alguns agradecendo e manifestando a vontade de repetir pois “foi muito bom!” Um grupo fantástico de crianças, jovens, pais e avós que, ao longo de todo o dia, soube ser Igreja.
Resta-me apenas dizer, do fundo do coração, como o presidente da nossa Celebração: “Obrigada, Maria, Senhora de Fátima, Mãe de Jesus e nossa Mãe!”
Festas e Celebrações da Catequese
O terceiro período da Catequese é rico em Celebrações e Festas dos catecismos. Assim, no dia 19 de Maio, 6 adolescentes do 7º ano celebraram a Festa das Bem Aventuranças; no dia 31 de Maio, 5 crianças receberam o Baptismo e 28 a Primeira Comunhão; no dia 2 de Junho, 10 crianças do 5º ano celebraram a Festa da Esperança e, no dia 9 de Junho, 7 crianças do 2º ano celebraram a Festa do Pai Nosso. No próximo sábado, 16 de Junho será a vez dos adolescentes do 8º e 9º anos celebrarem a Festa da Vida e do Compromisso. No dia 23 de Junho teremos a festa de encerramento da catequese e a Festa do envio dos jovens do 10º ano e, finalmente, no dia 24 de Junho, integrada na Celebração do nosso Padroeiro, as crianças do 6º ano farão a sua Profissão de Fé.
Isabel Tavares
CONTACTOS
Largo da Igreja
Telf. 219501026
Mail: igrejaalhandra@gmail.com
Correspondência:
Rua Almirante Schultz, nº 2
2600-495 Alhandra
CARTÓRIO
2ª - Encerrado
3ª - 10h30-12h00/15h00-17h30
4ª - 10h30-12h00/15h00-17h30
5ª - 10h30-12h00/15h00-17h30
6ª - 10h30-12h00/15h00-17h30
Sábados e Domingos, feriados e Dias Santos - Encerrado
Atendimento do Pároco:
5ª 16h30-17h30
6ª das 15h00 às 17h30