top of page

Magusto 

O verão de S. Martinho, este ano, teimou em não se manifestar, e foi precisamente devido ao mau tempo que se fez sentir no domingo, dia 11 de novembro, que a Paróquia de S. João dos Montes viu adiado o seu magusto anual e que, por (boa) força das circunstâncias, se juntou à Paróquia de Alhandra no dia 18 de novembro, para uma tarde de confraternização, desta feita, também entre paróquias, a assinalar o dia de S. Martinho, com o tradicional magusto.

 

Uma vez mais, as mesas encheram-se de iguarias culinárias, doces e salgados, trazidas e partilhadas por todos os que fizeram por estar presentes neste momento de tão agradável convívio em comunidade, aceitando o convite de comunhão fraterna, que Jesus nos faz todos os dias. Como não podia deixar de ser, as tradicionais castanhas foram assadas, acompanhadas de fêveras, couratos, gentilmente oferecidos pelo Intermaché, e chouriços, convidando a um copinho de água-pé, que também fez a delícia dos presentes. Mais ao final do dia, para combater um pouco o frio que começava a fazer sentir-se, não faltou o conforto de um delicioso caldo verde.

 

Apesar do sol não ter espreitado, a chuva deu tréguas, o que ajudou à boa disposição de todos os presentes, para a qual contribuiu grandemente a atuação do grupo Vozes da poesia de Alhandra com recitação de poesia da autoria dos seus membros e alusiva ao momento, intercalada pelo cantar do Fado na voz do sr. Gabriel Peniche e ainda a animação musical por parte do grupo de concertinas que sempre nos tem feito companhia neste dia e que permitiu aos mais destemidos, avançarem para um “pezinho de dança”.

 

Uma palavra de agradecimento a todos os que, de alguma forma contribuíram e tornaram possível, em mais um ano, a realização deste convívio, e permita Deus que existam mais momentos como este, de partilha, solidariedade e comunhão, para que se estreitem (cada vez mais) os laços de proximidade entre os membros da comunidade cristã, no amor do Seu Filho, Jesus.

 

Recordando a história de S. Martinho….

 

No ano de 337, a Europa vivia um outono duro e frio e reza a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa quando encontrou a meio do caminho, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu uma esmola. O cavaleiro, que apenas tinha consigo o manto que o aquecia, retirou-o das costas, cortou-o ao meio com a espada, e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar. O milagre ficou conhecido como "o verão de São Martinho". Desde então, em novembro, é comum observar-se que o agreste tempo de outono dá lugar um sol luminoso no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo. Assim, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de novembro (dia em que S. Martinho foi sepultado em Tours, França).

Vitória Simões

900_24021170960989.jpg

Baptismo e Crisma  de Adultos

BAPTISMOS

CASAMENTOS

CONTACTOS

Largo da Igreja

Telf. 219501026

Mail: igrejaalhandra@gmail.com

Correspondência:

Rua Almirante Schultz, nº 2

2600-495 Alhandra

 

CARTÓRIO

2ª - Encerrado

3ª - 10h30-12h00/15h00-17h30

4ª - 10h30-12h00/15h00-17h30

5ª - 10h30-12h00/15h00-17h30 

6ª - 10h30-12h00/15h00-17h30

Sábados e Domingos, feriados e Dias Santos - Encerrado

Atendimento do Pároco:

5ª 16h30-17h30

6ª das 15h00 às 17h30

LINK

Paróquias

Alhandra e S. João dos Montes

bottom of page