Peregrinação das crianças a Fátima
No passado dia 10 de junho, foi dia de mais uma Peregrinação das Crianças até Fátima. Entre as cerca de 25 mil crianças de vários pontos do país, a paróquia de Alhandra também esteve presente, com um grupo de crianças da catequese e de alguns familiares e amigos que também quiseram fazer parte daquele momento único.
No ano em que se celebram os 100 anos da construção da Capelinha das Aparições, o tema da Peregrinação foi “Façam aqui uma capela”, relembrando o pedido feito em outubro de 1917, por Nossa Senhora aos Pastorinhos.
Durante o mês de maio, como forma de preparar a peregrinação, as crianças da catequese foram convidadas a participar numa campanha que consistiu na montagem de uma mochila em cartão, representando a disponibilidade do coração para Deus, dentro da qual cada um colocou imagens recortadas de alguns elementos essenciais para um peregrino, como proposta de descoberta da entidade peregrina cristã: a água, lembrando o inicio da vida cristã – o Batismo; o pão, símbolo da Eucaristia, alimento de cada Cristão; o mapa, que recorda a Palavra de Deus que nos conduz ao longo do caminho da Vida. Estas mochilas de peregrino foram oferecidas a Nossa Senhora de Fátima, no Santuário, no dia da Peregrinação.
Também no âmbito do programa da Peregrinação das Crianças, foi possível assistir em Fátima, a uma encenação sobre a Capelinha das Aparições, através da qual as crianças peregrinas foram despertas para o sentido de gratidão pelo dom da peregrinação em Igreja, a partir daquela capelinha, considerada o coração do Santuário.
A Eucaristia foi presidida pelo bispo auxiliar do Porto, D. Armando Esteves Domingues, que, durante a homilia, lembrou a caminhada de uma “peregrina especial”, Lúcia, que, através das suas memórias, nos deixa a imagem de um povo que acorreu em massa à Cova da Iria a 13 de outubro de 1917 e o pedido especial que Nossa Senhora deixou através de si, de Jacinta e Francisco Marto: “Façam aqui uma capela em minha honra, eu sou a Senhora do Rosário e quero que continuem a rezar o terço, todos os dias”.
Relembrou que todos somos peregrinos no caminho da vida, e devemos construir a nossa própria “capela”, à semelhança do que Nossa Senhora pediu, com base em “quatro pilares essenciais: aprender, ser amigos e partilhar, assíduos à comunhão do pão e do vinho, do Corpo e Sangue de Cristo, e à oração.”
Como tem sido habitual nos anos anteriores, as crianças receberam uma oferta, um terço “Azinheira Santuário de Fátima”, e foram convidadas a rezar o terço e a partilhar uma fotografia na rede social Instagram.
O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, dirigiu ainda uma saudação particular às crianças presentes, agradecendo e louvando a presença de cada uma delas, a quem pediu para rezar pela paz no mundo, nas famílias e entre todos os povos, assim como “pelos doentes, por todos aqueles que mais sofrem, os portadores de deficiência, os que vivem sós e abandonados, os presos, os refugiados”.
O resto do dia foi passado na Pia do Urso, onde crianças, jovens, catequistas, pais e outros familiares se reuniram em alegre convívio, também com a sempre agradável presença do nosso Pároco Pe. Alfredo Juvandes.
Fica o agradecimento e o pedido a Deus que para o ano as nossas crianças possam voltar a ser peregrinos até Maria, desafiando mais amigos a fazer parte desta grande celebração anual.
Vitória Simões
CONTACTOS
Largo da Igreja
Telf. 219501026
Mail: igrejaalhandra@gmail.com
Correspondência:
Rua Almirante Schultz, nº 2
2600-495 Alhandra
CARTÓRIO
2ª - Encerrado
3ª - 10h30-12h00/15h00-17h30
4ª - 10h30-12h00/15h00-17h30
5ª - 10h30-12h00/15h00-17h30
6ª - 10h30-12h00/15h00-17h30
Sábados e Domingos, feriados e Dias Santos - Encerrado
Atendimento do Pároco:
5ª 16h30-17h30
6ª das 15h00 às 17h30