Oratórios da Sagrada Família em Alhandra
No passado Domingo, dia 1 de Janeiro, Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, na Eucaristia dominical, procedeu-se ao rito de bênção e envio de cinco Oratórios da Sagrada Família que chegam já a cerca de 60 famílias.
Nestes tempos que vivemos temos vindo a assistir a um ataque sem precedentes na história do Cristianismo à instituição familiar. O agregado familiar tradicional tem sido atacado por novas formas de agregação que têm como origem um completo desconhecimento do plano que Deus dispõe para que o homem possa viver uma vida digna, equilibrada e livre.
Sem pôr em causa o direito que os cidadãos têm de se associar como entendem, a Igreja de Deus propõe uma tradicional, mas sempre nova “associação” (o casamento) entre homem e mulher, cuja caminhada, em conjunto, na vivência dos valores cristãos propostos pelos Evangelhos, os transporta para formas superiores de existência, que não são uma cega obediência à lei mas à vivência no Espírito e Graça de Deus.
A meta da nossa vida é a nova Jerusalém. Saibamos viver o “combater o bom combate”, para que sejamos dignos de merecer as promessas que Jesus Cristo nos deixou.
O Oratório da Sagrada Família é um sacramental de antiga tradição católica e também uma referência extraordinária, como modelo, para as nossas famílias e um concerto em nossas almas. Ajuda-nos a confirmar a fé, é um refúgio seguro e eficaz nas nossas dificuldades humanas, ajudando-nos a superar toda a espécie de problemas.
A nossa paróquia de Alhandra disponibiliza o Oratório da Sagrada Família que circula entre famílias que pretendem ser uma memória presente de força e união familiar, tendo como exemplo a Sagrada Família de Nazaré.
Quem recebe o Oratório da Sagrada Família deve colocá-lo em lugar de honra ou destaque no seu lar. Depois de ser aberto, deve permanecer iluminado, ou por lamparinas, ou velas eléctricas ou a pilhas. Em momento oportuno as famílias devem rezar, durante os dias de permanência, a Oração que acompanha o Oratório.
O Oratório movimenta-se de casa em casa e no final de cada ciclo ele volta à primeira casa que é a do zelador. Este, por sua vez, abre o Oratório, retira as ofertas e entrega-as na Igreja. Ninguém é obrigado a contribuir. Será sempre um acto de generosidade.
Os dias de permanência do Oratório nos lares varia de acordo com a quantidade de famílias que o solicitam. Segundo essa variação, estabelece-se então um período de tempo de 1,2, ou 3 dias que deve ser respeitado, pois ao negligenciar este intervalo de tempo vai prejudicar o tempo de outras famílias. À medida que for aumentando o número de famílias, pode colocar-se em funcionamento mais Oratórios com mais zeladores. O Oratório nunca é recusado a ninguém. Por isso, as famílias que o desejarem receber devem solicitá-lo na paróquia.
Existem muitos testemunhos de graças alcançadas pela presença deste Sacramental. Por isso todos são convidados a recebê-lo em cada lar com Amor e Carinho.
Francisco Calçada
Pastoral da Família
CONTACTOS
Largo da Igreja
Telf. 219501026
Mail: igrejaalhandra@gmail.com
Correspondência:
Rua Almirante Schultz, nº 2
2600-495 Alhandra
CARTÓRIO
2ª - Encerrado
3ª - 10h30-12h00/15h00-17h30
4ª - 10h30-12h00/15h00-17h30
5ª - 10h30-12h00/15h00-17h30
6ª - 10h30-12h00/15h00-17h30
Sábados e Domingos, feriados e Dias Santos - Encerrado
Atendimento do Pároco:
5ª 16h30-17h30
6ª das 15h00 às 17h30