TESTEMUNHOS
O Sudário tem sido uma constante de conversões marcantes
O médico agnóstico que se converteu com o Sudário: "A ciência trouxe-me de volta a Deus".
August Accetta converteu-se depois de estudar profundamente o Sudário
14 de março de 2021
August Accetta é um médico e pesquisador que encontrou a fé e se converteu ao catolicismo observando e estudando o Sudário .
Desde então, ele próprio se dedicou a difundir a mortalha de Cristo e testemunhou que o seu caso não é único, mas que este pano guardado pela Igreja de Turim foi fonte de numerosas conversões.
Este médico americano lembra-se de como em 1994 ele chegou a uma conclusão sobre o Sudário depois de dois anos de estudo intensivo. Lá dentro, as evidências científicas eram avassaladoras. Foi real.
E então, ao contemplar o corpo impresso na tela do Cristo crucificado, soube que teria que enfrentar um problema pessoal sobre o qual também vinha reflectindo naquele mesmo período: como poderia permanecer agnóstico?
Em 1998, foi exibido publicamente em Turim e o Dr. Accetta foi à Itália para vê-lo. Ele ficou em silêncio durante duas horas, incapaz de se mover: “Foi avassalador. Palavras não podem descrevê-lo. "
Conforme registado no National Catholic Register , este médico cresceu no sul da Califórnia e durante a sua infância e adolescência foi para a paróquia. No entanto, na faculdade, ele abandonou a fé e foi persuadido de que fé e ciência eram incompatíveis. Por fim, ele se casou com uma protestante, mas permaneceu sem fé no sobrenatural.
Apesar de tudo, ao longo de todos esses anos o Sudário já era uma curiosidade para ele. Ele leu sobre o assunto pela primeira vez quando era adolescente e, mais tarde, na faculdade de medicina, desenvolveu uma amizade com um proeminente cientista do Sudário , Allan Wanger, da Duke School of Medicine.
Anos depois, os estudos pessoais de Accetta sobre o Sudário concentraram-se nas suas áreas de interesse: medicina, química e física. Como médico, por exemplo, Accetta viu nela a imagem de um corpo em estado de rigor mortis , mas que ainda não havia começado a decompor-se como seria cinco dias após a morte. Isso estava de acordo com o que as Escrituras dizem sobre a ressurreição de Cristo.
Ao mesmo tempo, outras pessoas estavam dando novas perspectivas. A artista húngara Isabel Piczek (1927-2016), por exemplo, amiga de Accetta, era uma especialista em história da arte. Ele concluiu que a imagem não poderia ter sido pintada por um artista medieval e que o seu aparecimento na tela é inexplicável.
Assim, ao estudar intensamente o Sudário entre 1992 e 1994, as perguntas de Accetta sobre sua autenticidade estavam a ser respondidas uma a uma. Isso também significou um "processo de crescimento" para ele que o aproximou da fé. Ao final dessa investigação, ele tinha a certeza de que deveria voltar a Cristo. “ Ao contrário de muitos no século passado, a ciência trouxe-me de volta a Deus”, disse ele .
O seu caso não é único, pois há outros cientistas ateus, agnósticos ou não cristãos que estudaram o Sudário e acabaram convertendo-se ao catolicismo e promovendo o Santo Sudário. Por exemplo, Wanger passou do ateísmo ao catolicismo e Joseph Marino acabaria como padre.
A Sua amiga Piczak explicou que “ o Sudário parece ter uma grande missão pastoral, causando muitas conversões inesperadas”.
Accetta já estava convencido de que o rosto no Sudário era de Cristo, mas agora ele precisava de saber qual era a verdadeira instituição que Jesus criou. Um estudioso por natureza, Accetta mergulhou nos estudos de teologia e história da Igreja. Quando ele começou a ler as obras dos primeiros Padres da Igreja e viu a doutrina católica em seu ensino e prática, ele sabia que havia encontrado sua resposta: “ Fiquei feliz por encontrar Cristo na Igreja Católica. Quando comecei os meus estudos, nunca tive a intenção de voltar, mas foi para lá que o meu processo de busca pela verdade me levou ”. Além disso, considerou que "não é por acaso" que o Sudário foi confiado aos cuidados da Igreja Católica.
Com a força do convertido e seu conhecimento do Sudário, ele criou em 1996, o Shroud Center do Sul da Califórnia, dedicado à promoção do Sudário. Nele, eles contam a história do Sudário, incluindo a ciência e a pesquisa por trás dele. Muitos vieram para este centro, incluindo Stephen Shehyn, que fez um tour por Accetta e saiu em lágrimas.
“Eu senti que estava na presença de Nosso Senhor experimentando a sua humanidade e sua divindade”, explicou ele.
Shehyn tinha regressado recentemente à Igreja Católica, e descobriu que a sua fé era amplamente confirmada por este estudo do Sudário. Ele o descreveu como “o quinto evangelho, que nos faz confrontar a realidade do sofrimento, morte e ressurreição de Cristo”. Eu terminaria por voltar a este centro, mas já como voluntário para continuar a expandir o Sudário por todo o estado da Califórnia.
Traduzido de Religión en Libertad por Pe. Alfredo Juvandes
CONTACTOS
Largo da Igreja
Telf. 219501026
Mail: igrejaalhandra@gmail.com
Correspondência:
Rua Almirante Schultz, nº 2
2600-495 Alhandra
CARTÓRIO
2ª - Encerrado
3ª - 10h30-12h00/15h00-17h30
4ª - 10h30-12h00/15h00-17h30
5ª - 10h30-12h00/15h00-17h30
6ª - 10h30-12h00/15h00-17h30
Sábados e Domingos, feriados e Dias Santos - Encerrado
Atendimento do Pároco:
5ª 16h30-17h30
6ª das 15h00 às 17h30